sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Pedra Grande - Igarapé/MG

Boa noite galera!
      Chegando o feriado do dia 15 de Outubro eu e meu irmão resolvemos fazer algo diferente, procuramos por trilhas de trekking mais próximas da região de BH e, após muita pesquisa, o destino escolhido foi a Pedra Grande em Igarapé

Igarapé é uma cidade da região metropolitana de Belo Horizonte e se localiza a apenas 47km da capital. Para chegar até a Pedra Grande basta seguir a BR- 381 sentido São Paulo até a curva conhecida como Curva da Ferradura localizada no km 517.

Na Foto: Curva da ferradura, á direita e a entrada para a estrada de paralelepípedo.
Depois de pegar um pequeno congestionamento, chegamos á curva e então deixamos a BR, entramos em uma estrada que, a princípio, era de paralelepípedo e depois de alguns metros tornou-se de terra. Um trajeto muito curvilíneo que nos deixou confusos, nós não sabíamos se estávamos  na direção correta. Com sorte encontramos um grupo de três jovens subindo a estrada de bicicleta, perguntamos sobre a Pedra Grande e eles nos informaram que era esse o caminho. Mas não tem erro, apenas mantenha-se a esquerda que você chegará a uma bifurcação. Essa bifurcação fica logo após uma curva para esquerda, uma árvore divide a estrada, a direita continua a estrada e a esquerda a entrada para a trilha onde se podem observar muitos eucaliptos. Paramos o carro ali, colocamos as mochilas nas costas e Pé na Bota!
A subida até a base da Pedra Grande é um pouco árdua, pois a trilha é praticamente toda de cascalho e pedras soltas e com uma inclinação considerável. Por ser um trekking relativamente curto, não levamos quase nada de equipamento, apenas uma mochila de hidratação e outra com frutas e mais água. Iniciamos a trilha ás 09h10min e com um pouco mais de uma hora já estávamos em um local conhecido como Mirante. O visual é bonito, por ser um lugar bastante amplo é possível visualizar algumas cidades da região metropolitana de BH e também o Rio Paraopeba. Ah, já estava me esquecendo, o visual da Pedra Grande é fantástico!

A trilha é toda assim, repleta de cascalho e pedras soltas
Vista do Mirante. Já é possível ter uma noção do tamanho da Pedra Grande
A partir do Mirante começamos uma pequena, mas íngreme descida em pedras soltas e cascalhos, margeando uma cerca de arame chegamos a uma pequena bifurcação, mantendo-se a esquerda você segue para o topo da Pedra Grande, à direita você chega a uma pequena caverna. Optamos em subir a Pedra Grande primeiro e depois conhecer a caverna. Depois que passamos a bifurcação na trilha, começou o trecho de subida, nessa parte tivemos que fazer a famosa “escalaminhada”, nada de grande dificuldade, bem simples por sinal, mas é sempre bom ficar atento aonde colocamos nossas mãos. Logo em diante tivemos que passar por entre as rochas, um pequeno túnel nos esperava. É um ótimo local para tirar fotos. Eu e o meu irmão ficamos ali por uns 15 minutos, fotografando e conversando sobre o lugar.

Realmente é um ótimo lugar para tirar fotos.
Continuamos a “escalaminhada”, essa parte da subida demanda um pouco mais de atenção, existem várias fendas entre as rochas que, se por um descuido, você enfiar o pé pode lhe causar problemas. Então, atenção! Existe mais de uma maneira de chegar ao topo da Pedra Grande, depois que você passa o “túnel” de rochas vale à pena parar e observar qual o caminho tomar. Optamos em continuar a esquerda, subindo pela face sul,  passamos por um corredor de rochas e árvores, depois continuamos a subir e quando menos esperávamos, alcançamos o topo.
O topo da Pedra Grande é completamente irregular, subimos em uma das pedras mais altas para podermos observar tudo o que estava a nossa volta. O topo é bastante bonito, mas sempre haverá algo que nos entristece. Olhando para o norte avistamos uma vegetação rica, muito verde, quando viramos para o sul tudo aquilo que tínhamos visto acabou. A exploração de minério destruiu todo o verde que existia ali. Acredito que antigamente existia alguma serra, hoje não tem mais nada, somente pó e terra vermelha. Colocando essa questão de lado e voltando a parte boa da subida, eu e meu irmão aproveitamos bastante para tirar algumas fotos, umas até um pouco irresponsáveis, mas nada que se eu subir lá novamente não irei repetir!

Decidimos descer para conhecer a “caverna”, voltamos pelo mesmo caminho que subimos, assim não correríamos o risco de nos perder e ter que andar mais. Chegamos até a bifurcação e descemos por ela, nos deparamos com uma grande abertura na face da Pedra Grande, um lugar que nos instigou, não tem como ir lá e não querer entrar. Entramos, no teto existe uma pequena fenda onde passava alguns feixes de luz, ficamos lá dentro por  uns 15 minutos, tiramos várias fotos legais.

De lá tomamos rumo de casa, descemos a trilha satisfeitos com o trekking. Conversando tivemos uma ideia, voltar até a Pedra Grande, mas dessa vez para contemplarmos o Rei Sol indo se descansar. Será que mais pra frente iremos escrever um post sobre essa experiência? Se Deus quiser, SIM!